quarta-feira, 9 de junho de 2010

Alunos com Altas Habilidades


O termo "superdotado" é usado para indicar qualquer criança que se destaque das demais, numa habilidade geral ou específica, dentro de um campo de atuação relativamente largo ou estreito. Quando existirem testes reconhecidos como (por exemplo) no caso da "inteligência", então a superdotação poderia ser definida a partir de escores em testes. Onde não exista teste reconhecido, pode-se presumir que as opiniões subjetivas de "peritos" nas diversas áreas acerca das qualidades criativas de originalidade e imaginação demonstradas seriam o critério que temos em mente. (Ogilvie, 1973; Gifted Children in Primary Schools, p.6)
A citação acima explica bem o termo "superdotado", mas como nós professores podemos trabalhar com esses indivíduos tão especias? É um desafio para qualquer educador conduzir um superdotado, pois suas habilidades acima da média faz com que lancemos mão de recursos didáticos variados, afim conseguir conquistar a atenção deles. O primeiro passo para começar a trabalhar com pessoas superdotadas é identificar a sua habilidade e daí em diante refletir sobre quais atividades serão feitas com esses indivíduos, sempre enfatizando sua evolução.
2- Quem são as pessoas com altas habilidades? Indivíduos que possuem uma ou mais habilidades acima da média. Sendo estas pessoas famosas ou não.

Partindo das respostas fica claro que os PAH (portadores de altas habilidades) precisam de uma atenção diferenciada, e a escola tem o papel de acolhê-los e ajudá-los no desenvolvimento de seus talentos.

Cuidados na identificação e atendimento são essenciais, pois sem o diagnóstico e uma proposta de trabalho o potencial dessas pessoas tão especiais podem acabar se perdendo.
Assim, três características devem compor o perfil do PAH: criatividade, habilidades elevadas e compromisso com a tarefa. E esses comportamentos devem ser freqüentes e duradouros, assim como intensidade, persistência e consistência, enquanto que a criança apenas precoce apresenta só um desses comportamentos (usualmente o primeiro). O PAH está sempre à frente, enquanto que o precoce em algum ponto se ajusta.

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"As altas habilidades estão em várias áreas, não só no desempenho científico ou acadêmico (Gardner)."

+ No atendimento a esses indivíduos superdotados, é preciso ter consciência de que não existe escola ideal, de que não se pode afastá-los do ensino regular e que os métodos educacionais não podem estimular somente o potencial identificado, pensar de forma inversa não é seguir os caminhos da educação inclusiva; sobrecarregar de tarefas é diferente de acompanhar e oferecer subsídios para o desenvolvimento de um potencial; não transforme a criança num pequeno adulto, mesmo que ela seja excelente artista ou aluna; considere com cuidado a possibilidade de aceleração: permanecer na série pode ser benéfico (ou não), porque a educação não é só conteúdo, é formação; e, por fim, não incentive a competição.
As metodologias não podem ser vistas como uma receita de bolo, mas os pontos relatados são a base para se lidar com os PAH.

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